quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Cientista traça perfil social e político da Câmara em livro

Folha Online
(http://www1.folha.uol.com.br/folha/publifolha/ult10037u331408.shtml)

Ainda a jovem, a democracia brasileira é uma das maiores do mundo. Em pouco menos de 30 anos de prática, partidos mudaram, deixaram de existir, trocaram de nome. A configuração das casas legislativas mudou e debates como reeleição, fidelidade partidária e demais temas essenciais para o país entraram em discussão.

O livro Mudanças na Classe Política Brasileira , traça um panorama das transformações que o corpo legislativo sofreu, como resultados das eleições gerais de 1998 e 2002. Ou seja, na que resultou no Legislativo do segundo mandato de Fernando Henrique Cardoso e o do do pleito que inaugurou o de Luiz Inácio Lula da Silva. Conheça um trecho do livro, referente à fidelidade partidária abaixo:

No período abordado pelo livro, a composição social da Câmara dos Deputados tornou-se mais popular e menos elitista. O livro prova esta análise com um estilo rigoroso e é fonte de pesquisa para todos que se dedicam à reflexão sobre o presente e o futuro da história política brasileira.

Leôncio Martins Rodrigues, o autor, é um dos cientistas políticos mais renomados do país, foi professor do Departamento de Ciência Política da USP e do da Unicamp, possui uma produção acadêmica voltada ao estudos dos partidos políticos e também do sindicalismo.

Mudanças na Classe Política Brasileira
Autor: Leôncio Martins Rodrigues
Editora: Publifolha
Páginas: 184
Quanto: R$ 20,90
Onde comprar: nas principais livrarias, pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Publifolha (http://publifolha.folha.com.br/catalogo/livros/136025/)

Nenhum comentário: