segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Lei do SAC: mais uma no rol das leis que não pegam.

Fonte: OGlobo(http://oglobo.globo.com/blogs/petroleo/)

O Código do Consumidor tem na Lei do SAC um apoio essencial. O Código fez 20 anos de vida e a "Lei do SAC" (na verdade o decreto 6523/08) completa 2 anos em vigor.

Sensata e extremamente objetiva, a norma se insere no conjunto de leis de proteção ao consumidor do Brasil, citado como um dos mais avançados do mundo. E tenta coibir a chincana eletrônica no atendimento telefônico, bem como as práticas abusivas quanto a ônus da prova e exigências de dados.

Lastimavelmente, o que se vê ao utilizar estes serviços é que pouco ou NADA do que a norma manda é cumprido.

Vejamos alguns exemplos, em resumo:
  1. Atendimento por telefone deve ser gratuito e disponível 24hs, 7 dias por semana.
  2. Garantir ao consumidor no 1o menu a opção de falar com o atendente.
  3. Assegurar q as opções de cancelamento e reclamações estejam entre as 1as opções.
  4. Disponibilizar o histórico das demandas do cliente qdo solicitado por ele.
  5. Não é permitido solicitar dados do conumidor antes de iniciar o atendimento.

Mais uma vez se comprova que o problema do Brasil não é saber elaborar leis, e sim conseguir implementá-las.

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